segunda-feira, 31 de maio de 2010

Relações exteriores

A Argentina, junto a Brasil, Paraguai e Uruguai, forma parte do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e da União de Nações Sul-Americanas. Participou em cada fase da operação do Haiti, e também tem contribuido em operações pacíficas em diversas zonas do mundo. Em reconhecimiento a suas contribuições à seguridade internacional e à pacificação, o ex-presidente estadunidense Bill Clinton designou a Argentina como um aliado extraimportante da OTAN em janeiro de 1998.

A Argentina mantém uma disputa de soberania sobre as Ilhas Malvinas, Sandwich do Sul, Aurora e Geórgia do Sul, administradas pelo Reino Unido, junto com seus espaços marítimos circundantes. Reivindica quase 1 milhão de quilômetros quadrados na Antártida, no que constitui a Antártida Argentina (todas as reivindicações continentais sobre a Antártida estão suspensas em virtude do Tratado Antártico).

Durante 2006 começou um litígio com o Uruguai devido ao início das obras de uma planta celulósica de la empresa finlandesa Botnia na cidade uruguaia de Fray Bentos. A Argentina tem demandado ao Uruguai ante a Tribunal Internacional de Justiça argumentando que a instalação de plantas celulósicas é contaminadora e tem sido realizada violando o Estatuto do Rio Uruguai.

Sem comentários:

Enviar um comentário