segunda-feira, 31 de maio de 2010

Religião


A Constituição garante a liberdade de religião, mas também exige que o governo apóie o catolicismo romano [6]. Até 1994, o Presidente deveria ser católico romana, embora não houvesse restrições em relação à outros funcionários do governo, na verdade, desde 1945, inúmeros judeus ocuparam cargos de destaque. A política católica, no entanto, continua influente no governo e ainda ajuda a moldar uma variedade de legislação. Em um estudo de avaliação dos níveis das nações de regulação e perseguição religiosa com pontuação de 0-10, onde 0 representava os baixos níveis de regulação ou a perseguição, a Argentina recebeu uma pontuação de 1,4 no Regulamento do Governo da Religião, 6,0 em Regulação Social da Religião, e 6,9 em Governo Favoritismo de Religião e 6 de perseguição religiosa [7]. Na Argentina há uma variedade liberdade religiosa garantidas pelo 14º artigo da Constituição, embora o estado reconheça o caráter preeminente da Igreja Católica, que tem um estatuto jurídico diferente para o resto das igrejas e denominações: Argentina nos termos do 2º artigo da constituição, o governo nacional deve sustentar e segundo o Código Civil, juridicamente equivalente a uma entidade do estado de direito público e não estatal. Trata-se um sistema diferenciado que não realiza o seu estatuto de oficialidade como a religião da República. O Vaticano e a Argentina assinaram uma concordata que rege as relações entre o Estado e a Igreja Católica.

Segundo o World Christian Database, os argentinos são 92,1% cristãos, 3,1% agnósticos, 1,9% muçulmanos, 1,3% judeus e ateus e budistas representam 0,9% cada segmento [8]. Cristãos argentinos são em sua maioria, católicos. As estimativas para o número que professam essa fé variam de 70% da população, para 90%, [6] embora talvez apenas 20% freqüentam regularmente as igrejas. Igrejas evangélicas têm vindo a conquistar uma posição de destaque desde a década de 1980 e contam de aproximadamente 9% da população total entre seus seguidores [9]. Igrejas pentecostais e tradicionais estão presentes na maioria das comunidades. Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias possuem mais de 373.000 seguidores no país, sendo a sétima maior congregação cristã no país. [10]

Há também crenças religiosas populares que são difundidas, como o culto à Defunta Correa, à Madre Maria, para Pancho Sierra, a Gauchito Gil, ou a Zeferino Namuncurá. O último foi beatificado pela Igreja Católica em 2007.

Sem comentários:

Enviar um comentário